quarta-feira, 13 de junho de 2012

Método de pintura airless

É um método de pulverização criado nos anos 60, a fim de atender novos  processos de pintura, cujo produto é perfeitamente atomizado,sem necessidade de utilização de ar. O produto atomizado adquire grande velocidade sofrendo rápida expansão,rompendo as partículas  e reduzindo as nuvens. Isso torna a atomização suave proporcionando alta economia de material, aproximadamente 25 a 30%. Nesse sistema obtêm-se uma melhor distribuição de massa/tinta,menos poluição na área de trabalho,e possibilidades de aplicar camadas mais espessas por demão. Além disso,há uma redução substancial do desperdício, permitindo aplicações mais rápidas para qualquer tipo de pintura imobiliária.
A mão de obra deve ser especializada pois trata-se de um equipamento de alto apuro técnico e grande velocidade  de aplicação.

Vantagens da pintura airless:

Maior velocidade de aplicação: uma máquina, um aplicador e um alimentador aplicam em média 200 (duzentos )metros quadrados por hora.

Maior economia: na pintura convencional (a rolo), faz-se necessário uma demão de selador e duas demãos de acabamento para que se obtenha  uma superfície perfeitamente pintada.

Maior eficiência: no sistema airless, por se tratar de projeção de tinta com alta pressão e grande velocidade, aplica-se uma demão de selador e uma de acabamento com aproveitamento máximo e homogêneo, obtendo-se como resultado uma superfície perfeitamente pintada sem manchas ou pegadas de rolo que sempre comprometem a qualidade estética.

Maior qualidade: o sistema airless,exige,para o seu perfeito funcionamento, que as tintas sejam de excelente qualidade, isto é, que apresentem boa fluidez, cargas minerais ultrafinas, resinas de primeira qualidade e pigmentos resistentes.

Maior segurança: com o sistema airless economiza-se tempo, materiais e mão de obra.Menos mão de obra,resulta em maior controle, disciplina e maior respeito às normas de segurança.

Conclusão: um equipamento airless ocupa apenas 2 operadores, que irão substituir dez pintores no sistema convencional, além de economizar uma demão de tinta, que significa 33% de economia em tintas e tempo de execução da empreitada.